Best Joomla Templates by User Reviews BlueHost

Programas Institucionas de Extensão

No intuito de identificar o potencial de extensão da Universidade no que se refere principalmente, ao enfrentamento de questões sociais contemporâneas, a Pró-Reitoria de Extensão apresentou proposta de criação de seis programas de extensão, que foram definidos a partir da articulação de três aspectos: (I) enfretamento de questões sociais da vida contemporânea, (II) exploração da natureza multicampi e multidisciplinar da UEMG; (III) potencialização de atividades de extensão já em curso nas Unidades Acadêmicas.

Os seis Programas Institucionais de Extensão da UEMG foram aprovados pelo Conselho de Pesquisa e Extensão da Universidade (COEPE) e um dos propósitos dessa iniciativa é o fortalecimento e potencialização de ações de Extensão já existentes nas Unidades Acadêmicas, articulando-as de modo a explorar a natureza multicampi da universidade, a interdisciplinaridade e a intersetorialidade.

Os programas serão compostos pela coordenação geral, exercida pela Pró-Reitoria de Extensão, pelos coordenadores dos programas, exercidos por professores eleitos entre seus pares, e pela Comissão de Acompanhamento e Avaliação, formada por cinco representantes.

PROGRAMA 1. AÇÕES AFIRMATIVAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Interlocução sistemática com entidades de movimentos sociais, entidades estudantis e gestores de políticas públicas de modo a criar condições de acesso e permanência bem sucedida no ensino superior da população negra, indígena, do campo, quilombola e de estudantes egressos de escolas públicas. Acompanhamento de trajetórias acadêmicas de estudantes da UEMG cujo acesso à universidade ocorreu em observância à política de cotas instituídas a partir da Lei Estadual nº 15.150/2004, postulando medidas e políticas capazes de assegurar a permanência desses estudantes no ensino superior. Mapeamento e divulgação de projetos de extensão e pesquisa relacionados à temática.
Coordenador: Profº José Eustáquio de Brito| Faculdade de Educação

PROGRAMA 2. DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Diálogo com políticas públicas para crianças e adolescentes, seus desafios atuais e impactos nas práticas sociais e nas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão da UEMG, a partir de diferentes perspectivas. Formação de gestores que atuam com este público e  promoção de estratégias que favoreçam o envolvimento e o protagonismo de adolescentes e jovens no debate de questões relativas ao seu tempo de vivências. Identificação, sistematização e publicização de informações sobre os projetos desenvolvidos na UEMG sobre a temática.
Coordenador: Profª Cláudia Ocelli | Faculdade de Políticas Públicas

PROGRAMA 3. CULTURA E DESENVOLVIMENTO

Fortalecimento e integração das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão da UEMG, relacionadas à cultura criativa como estratégia de desenvolvimento sustentável. Apoio e estímulo a ações voltadas para o desenvolvimento de territórios e competências criativas, alinhadas a programas e políticas públicas relacionadas. Identificação de projetos da Universidade relacionados à capacitação e desenvolvimento de bens e serviços criativos nas dimensões econômica, social, ambiental e cultural da sustentabilidade, que contribuam ao desenvolvimento das regiões do estado e dinamização da economia criativa brasileira.

Coordenador: Profª Maria Flávia Vanucci | Escola de Design

PROGRAMA 4. EDUCAÇÃO DO CAMPO

Interlocução sistemática com entidades de movimentos sociais e gestores de políticas públicas estaduais e federais de modo a participar criticamente da Educação do Campo. Identificação e divulgação dos projetos da Universidade que se vinculam à Educação do Campo e das formas efetivas para a participação da Universidade na construção de ações para a educação de jovens e adultos do campo.
Coordenador: Profª Nágela Brandão| Faculdade de Educação

PROGRAMA 5. EDUCAÇÃO INTEGRAL

Diálogo com políticas públicas e iniciativas governamentais voltadas à promoção de programas de Educação Integral e Integrada. Acompanhamento do trabalho pedagógico desenvolvido nas unidades escolares de Educação Básica parceiras e sua articulação com a formação dos alunos bolsistas das diferentes Unidades Acadêmicas da UEMG. Formação de gestores e docentes que atuam nestes projetos. Análise dos impactos da Educação Integrada na formação educacional de crianças, adolescentes e jovens e suas implicações no estabelecimento de relações de pertencimento à comunidade e apropriação de território de vivência destes atores.

Coordenador: Profª Darli Dias| Faculdade de Políticas Públicas

PROGRAMA 6. DIREITOS À PRODUÇÃO E AO ACESSO À ARTE E À CULTURA

Diálogo com políticas de cultura do estado e da federação de modo a efetivar uma participação crítica da Universidade. Mapeamento da produção de arte e cultura da própria universidade e potencializar esta produção, bem como possibilitar a interação com diferentes produções culturais. Identificação, diálogo e publicação de projetos e eventos de arte e de cultura da Universidade. Identificação do potencial da Universidade para projetos de extensão que visem a ampliação do direito à produção e ao acesso à arte e à cultura de populações das camadas populares. Coordenação da construção de uma política de cultura da UEMG.

Coordenador: Profº Pablo Gobira de Souza Ricardo| Escola Guignard