Best Joomla Templates by User Reviews BlueHost

PROGRAMAS

Programa Institucional de Apoio á Pesquisa – PAPq / UEMG


O Programa Institucional de Apoio à Pesquisa da UEMG – PAPq / UEMG é um subprograma do Programa de Desenvolvimento do Ensino Superior da UEMG – PROUEMG, subsidiado pelo Governo do Estado de Minas Gerais. O montante de recursos destinado anualmente a este programa é definido de acordo a disponibilidade financeira do Governo. Este programa é destinado a estudantes e docentes das Unidades da UEMG e das Fundações Associadas, nos termos do Art. 129 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

O PAPq / UEMG prevê as seguintes modalidades de bolsas e auxílios:

  • Bolsa de Iniciação Científica para alunos de graduação - BIC;
  • Bolsa para Professor Orientador de bolsistas de Iniciação Científica - BPO;
  • Auxílio complementar para aquisição de material de consumo para projetos de pesquisa;
  • Auxílio para Participação em Eventos Científicos para alunos de graduação;
  • Auxílio para a Confecção de Teses e Dissertações.

A abertura de Editais para uma ou mais dessas modalidades e o número de bolsas e auxílios a serem implementados dar-se-ão em função da disponibilidade de recursos.
Os procedimentos adotados para operacionalização de cada uma dessas modalidades de fomento são descritos nos próximos itens.

Fonte:http://www.uemg.br

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC / FAPEMIG


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG visa contribuir para o fortalecimento e consolidação científica das instituições mineiras de pesquisa e ensino, por meio da concessão de cotas institucionais de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica. É destinado a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento, matriculados nas Unidades da UEMG.

Fonte:http://www.uemg.br

Programa de Iniciação Científica Júnior ICJ / CNP / FAPEMIG – BIC JR

O Programa de Iniciação Científica Júnior – ICJ, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq visa o desenvolvimento de projetos de educação científica com estudantes do Ensino Fundamental, Médio ou Profissionalizante por meio da concessão de cotas às entidades estaduais parceiras de fomento à pesquisa (nesse caso, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG).  O estudante deve estar regularmente matriculado no ensino fundamental, médio ou profissional de escolas públicas e ter como orientador do projeto de pesquisa um dos professores das Unidades da UEMG.

Fonte :http://www.cnpq.br/web/guest/ic-jr/faps