Best Joomla Templates by User Reviews BlueHost

Ações  de  Extensão

1. PROGRAMA
Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando ações de extensão, pesquisa e ensino. Tem clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.

2. PROJETO:
Ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado.
O projeto pode ser:

Vinculado a um programa (forma preferencial – o projeto faz parte de uma nucleação de ações);

Não vinculado a programa (projeto isolado).

3. CURSO:
Ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos.

Ações dessa natureza COM MENOS DE 8 HORAS devem ser classificadas como EVENTO;
 Prestação de serviço realizada como curso deverá ser registrada como curso.

4. EVENTOS:
Ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade.

Exemplos:

Congresso:

Evento de grandes proporções, de âmbito regional, nacional ou internacional, em geral com duração de 3 a 7 dias, que reúne participantes de uma comunidade científica ou profissional ampla. É realizado como um conjunto de atividades, como mesas-redondas, palestras, conferências, apresentação de trabalhos, cursos, minicursos, oficinas/workshops;Os cursos incluídos no congresso, com duração igual ou superior a 8 horas devem, também, ser registradas e certificadas como curso. Incluem-se nessa classificação eventos de grande porte, como conferência nacional de..., reunião anual de...  etc.

Seminário:
Evento científico de âmbito menor do que o congresso, tanto em termos de duração (horas a 1 ou 2 dias), quanto de número de participantes, cobrindo campos de conhecimento mais especializados. Incluem-se nessa classificação eventos de médio porte, como encontro, simpósio, jornada, colóquio, fórum, reunião, mesa-redonda, etc.

Exposição:
Exibição pública de obras de arte, produtos, serviços, etc. Inclui: feira, salão, mostra, lançamento. 

Espetáculo:
Demonstração pública de eventos cênicos musicais. Inclui: recital, concerto, show, apresentação teatral, exibição de cinema e televisão, demonstração pública de canto, dança e interpretação musical.

Evento esportivo:
Inclui: campeonato, torneio, olimpíada, apresentação esportiva. 

Festival:

Série de ações/eventos ou espetáculos artísticos, culturais ou esportivos, realizados concomitantemente, em geral em edições periódicas.

5. PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Realização de trabalho oferecido pela Instituição de Educação Superior ou contratado por terceiros (comunidade, empresa, órgão público, etc).

OBS: se a prestação de serviço é oferecida como curso ou projeto de extensão deve ser registrada como tal (curso ou projeto).